Projeto Berimbau Me Guia

EXPLORANDO LIMITES E POSSIBILIDADES
PROJETO BERIMBAU ME GUIA
CAPOEIRA NA ACIC
Associação Catarinense para a Integração dos Cegos


A capoeira é uma arte legitimamente brasileira que abrange manifestações culturais como a música, seus instrumentos e ritmos, com luta, jogo, brincadeira, como dança expressão corporal, teatro, etc. Além disso, ela transpira e mantém viva a historia da libertação contra a opressão dos escravos no Brasil.
Uma das questões que diferencia esta arte, das demais, é a forma de integração respeitando as diferenças entre cada pessoa, quebrando os mais diversos paradigmas e abrindo novas perspectivas para a superação individual e de um coletivo, por qualquer que seja sua expectativa.


Para ser um capoeirista a pessoa não necessita ter as melhores habilidades, nem um corpo ideal, com todos os seus sentidos no mais perfeito estado, o fator mais importante, que será o quesito para sua superação, é a paixão pela arte.
O Centro Cultural de Capoeira Gunganagô, com a direção do Mestre Kadu, desenvolve trabalhos em vários níveis, procurando a capoeira como forma de integração e contribuindo para a formação de valores éticos e humanos e também para a formação dos educandos em pessoas mais capacitadas para a sociedade no que diz respeito à produção de cultura e da vivência.
Mas este sem sombra de dúvidas é o trabalho mais importante e ousado deste Centro, por trabalhar com pessoas especiais, onde a superação de cada um, trás a realização do todo e é sempre um motivo maior para acreditarmos que a Capoeira realmente é uma ferramenta de transformação social, educativa, física e psicológica.
Claro que nada disso seria possível se não tivesse na frente do trabalho uma pessoa com a sensibilidade ideal para tal desafio, por tanto foi escolhido o professor Gabriel Socas Wiese, aluno dedicado do Mestre Kadu a mais doze anos, que por sua própria iniciativa abraçou a idéia e a conduz com total êxito há três anos.
Nossa intenção inicial é promover através da capoeira, atividades instrumentais, musicais e o próprio jogo (prática) para os alunos, o que já conseguimos e que hoje já é uma realidade diária.
Este projeto procura privilegiar o trato com o conhecimento da capoeira numa perspectiva diferente, contemplando toda a trama de saberes que historicamente constitui essa manifestação.
Desenvolvemos, a partir de novos eixos norteadores, diferentes campos de experimentação.
Na vida a superação é tudo, pois “mais difícil que cair é saber se levantar”.

...

Centro Cultural Capoeira Gunganagô

FLORIANÓPOLIS - SC
Mestre Kadu

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO